segunda-feira, 8 de outubro de 2007

O nosso consumo pode ser, hoje em dia, melhor analisado à luz da corrente funcionalista ou estruturalista?

O consumo alimentar actual baseia-se num misto das duas correntes, isto porque a nossa alimentação tem uma forte componente tradicional/cultural (corrente estruturalista), contudo é cada vez mais influenciada pelas características nutricionais dos alimentos (corrente funcionalista).

Enquanto há poucos anos ainda não tinham sido desenvolvidos alimentos designados por funcionais* como o benecol, o actimel, o becel pró-activ, entre outros, hoje em dia eles existem e são conhecidos e consumidos pela população em geral.

Por sua vez, a componente social ocupa um papel de relevo, porque está relacionada com a forma de viver em sociedade. Cada indivíduo sente necessidade de ser culturalmente aceite o que o leva a adoptar comportamentos e/ou preferências do seu grupo social. Como exemplo deste comportamento existem bebidas como o champanhe, a coca-cola, o bacardi, etc.


*Alimentos funcionais: "alimentos que podem ser benéficos devido à presença de componentes fisiologicamente activos" (Internacional Life Sciences Institute)

Sem comentários: